Atividades Operacionais da UNESCO relativas à Convenção de 2001

As atividades operacionais da UNESCO no âmbito da Convenção de 2001 incluem o desenvolvimento das capacidades, o aumento da tomada de consciência e a cooperação com centros sob os auspícios da UNESCO.

  • Uma das preocupações essenciais da UNESCO, inscrita na Convenção de 2001, é o desenvolvimento das capacidades e o estabelecimento de metodologias de investigação nos Estados.  Para mais informações: Desenvolvimento de capacidades.
  • Os institutos e centros sob os auspícios da UNESCO, “categoria II”,   são entidades que, juridicamente, não fazem parte da UNESCO, mas que lhe são associadas de acordo com fórmulas precisas adotadas pela Conferência Geral. Devem contribuir para a execução do programa da UNESCO através do reforço das capacidades, da troca de informações numa determinada disciplina e atividades de pesquisa teórica e experimental e de formação avançada. Contribuem também para a cooperação técnica entre países em desenvolvimento. Em geral, a UNESCO é representada nos seus órgãos diretores e oferece assistência técnica e, em certos casos, financeira, de acordo com modalidades adatadas nas circunstâncias. Para mais informações: Centros sob os auspicios da UNESCO
  • Atividades da UNESCO:Programa de desenvolvimento de capacidades na Ásia-Pacífico
Voltar ao topo da página