Você sabia?

Por volta de 1513, em um recife localizado à margem sul do Banco Caicos cerca de 20 quilômetros ao sul da ilha de Providenciales, um navio afundou. Este navio, conhecido apenas como o Molasses, é o mais antigo naufrágio da Europeu encontrado no Hemisfério Ocidental.

O local do naufrágio é um indício importante para a missão do navio e sua identidade. As primeiras colônias espanholas no Novo Mundo foram localizados ao longo da costa norte da ilha de "Hispaniola". Por mais de 450 anos, o naufrágio repousou no recife aparentemente imperturbável. Em meados da década de 1970 foi descoberto por de caçadores de tesouro e cientificamente escavado apenas na década de 80.

O navio que naufragou na Recife Molasses é um exemplo de um dos primeiros navios resultantes de milhares de anos de evolução em design náutico para enfrentar o desafio do vasto e proibido Oceano Atlântico. No naufrágio os artefatos foram conservados: canhões, cascos de madeira, instrumentos cirúrgicos, tigelas e jarros de armazenamento, ferramentas de carpintaria e partes metálicas dos instrumentos de alfaiataria. O navio Molasses estava fortemente armado com artilharia pesada, espadas e granadas.

© Ships of Discovery / UNESCO
O Molasses, mais antigo navio naufragado Europeu encontrado no Novo Mundo.