Base de dados de sítios do Patrimônio Cultural Subaquático

Esta página contem informações sobre bases de dados e mapas sobre o patrimônio cultural subaquático elaborados por terceiros. A UNESCO não garante a sua exatidão.

Mundo

O projeto MACHU (Managing Cultural Heritage under Water) elabora um inventário dos sítios do patrimônio cultural subaquático baseado num sistema GIS. Oferece :

  • Informações sobre a gestão dos sítios, destinado aos cientistas;
  • Um mada dos sítios  destinado ao grande público;
  • Modelo de erosão dos sítios; e
  • Legislações

O projeto, iniciado por 7 Estados europeus, é continuamente atualizado e pode ser estendido aos Estados que ainda não parcitipam.  O site contem informações arqueológicas e históricas sobre os sítios e os seus contextos (incluindo informações geofísicas, geoquímicas, sedimentológicas e oceanográficas). Destaca igualmente as ameaças humanas.  MACHU permite dois níveis de acesso (acesso geral para as pessoas implicadas na proteção do patrimônio cultural e os cientistas e um acesso limitado para o grande público).

Base de dados Nacionais

AUSTRÁLIA

  • Base de dados nacional autraliana sobre naufrágios de navios - Base de dados do governo autraliano sobre os navios naufragados australianos. Permite aos utilizadores fazer investigações sobre os navios naufragados protegidos pela legislação do Commonwealth ou dos Estados/Territórios. As posições de numerosos barcos naufragados são desconhecidas ou estimados.
  • New South Wales - Maritime Heritage Online - Patrimônio marítimo em linha - Instaurado pelo Serviço do Patrimônio, o Departamento da planificação é o organismo de Notícia- País de Gales do Sul (NSW) encarregado fazer aplicar as disposições da Lei de 1977 de Notícia - País de Gales do Sul sobre os navios naufragados e os sítios históricos. O patrimônio marítimo deste Estado compreende sítios nativos, barco naufragados, aeronaves e portos registados numa base de dados consultável onde encontra-se igualmente mapas, imagens fixas, vídeos, relatórios de estudos arqueológicos e guias práticos.
  • Base de dados sobre naufrágios do Museu Marítimo da Australia Ocidental - A base de dados do Departamento de arqueologia marítima do Museu Marítimo da Austrália Ocidental oferece informações sobre os navios naufragados deste Estado.
  • Base de dados do território Norte sobre naufrágios  (NTSD)- Esta base de dados do Governo do Território do Norte da Austrália tem mais 200 navios naufragados, 73 aeronaves naufragadas e 14 sítios nas águas situadas na costa do Território Norte.
  • Navios naufragados da Tasmânia - Este site contem a lista de onze naufrágios ocorridos nas águas próximas à Tasmânia nos últimos duzentos anos.

AMÉRICA DO NORTE

Canadá

  • Shipwreck Investigations Database - Base de dados para os pesquisas sobre naufrágios- Este site fornece a lista dos relatórios de pesquisas oficiais sobre naufrágios armazenados pela Biblioteca e os Arquivos do Canadá.

Estados Unidos da América

  • Channel Islands National Marine Sanctuary Shipwreck Database - Base de dados sobre naufrágios do Santuário Marinho Nacional de Chanel Islands – O Santuário marinho nacional de Chanel Islands colabora com o BRIDGE para fornecer informações sobre importantes naufrágios descobertos em cinco santuários marinhos nacionais (Chanel Islands, Baía de Monterey, Cordell Bank, Golfo do Farallones e Olympic Coast) da costa ocidental dos Estados Unidos.
  • MMS Shipwreck Database - Alaska – Base de dados do MMS sobre os naufrágios s de navios - o Serviço de gestão dos minerais (MMS), que é da competência do Ministério do interior dos Estados Unidos, é a agência federal que administra o gás natural, o petróleo e os outros recursos minerais da zona externa da plataforma Continental. A sua base de dados sobre as embarcações naufragadas fornece uma compilação das informações relativas aos naufrágios que se ocorreram no Alasca desde o período em que este território pertencia aos Russos (1741) até aos nossos dias.
  • California State Lands Commission – California Shipwrecks – Naufrágios da Califórnia – Este site contem artigos sobre os naufrágios de Califórnia, imagens de objetos, vídeos submarinos e uma base de dados on line sobre os barco naufragados.
  • Wisconsin Shipwreck Databases - Base de dados do Wisconsin sobre os barcos naufragados - o Programa de circuitos marítimos e a Universidade de Wisconsin mantêm uma base de dados sobre naufrágios históricos deste Estado.
  • Minnesota's Historic Shipwrecks - Naufrágios históricos do Minesota - Lista dos naufrágios da parte superior do lago situado no Minesota e outros sítios arqueológicos subaquáticos catalogados pelo Minesota Historical Society.
  • Underwater Historic Preserves - Zonas subaquáticas hitóricas preservadas, Vermont, Nova Iorque - Lista dos naufrágios do Lago Champlain oferecida pelo Museu marítimo do Lago Champlain, Vermont (Estados Unidos).
  • Florida's Underwater Archaeological Preserves - Zonas arqueológicas subaquáticas preservadas da Flórida - a Divisão dos recursos históricos, que é da competência do Departamento de Estado, é o organismo público encarregado de promover os recursos culturais da Flórida. Tem uma lista dos onze barcos naufragados neste Estado que foram designados como zonas subaquáticas preservadas.

AMÉRICA DO SUL

Brasil

  • Brasil Mergulho - é um projeto direcionado ao grande público que incentiva a apreciação do patrimônio subaquático. Fornece aos mergulhadores inventários, bases de dados e mapas de naufrágios na costa Brasileira. Oferece também informações históricas valiosas e informações legais.

EUROPA

  • MACHU Projet – Projeto de sete países europeus, centrado sobre a gestão do patrimônio cultural subaquático, que recolhe igualmente informações sobre os sítios e os naufrágios acessíveis sobre a sua página Web.
  • The NAVIS I and NAVIS II projects  -  União Européia - Base de dados sobre a arqueologia naval da Comissão europeia (Direção-Geral X - Informação, Comunicação, Cultura, Audiovisual).

Finlândia

  • Archives of the National Maritime Museum - O Museu marítimo nacional da Finlândia (Helsínquia) é responsável pela arqueologia subaquática na Finlândia, com exceção da província de Åland. Mantémm um registo nacional informatizado de seus mais de 1200 naufrágios.
  • Åland wreck register - A província de Åland é em parte independente da Finlândia e dispõe da sua própria legislação. O Museu provincial (Museu de Åland) mantem por conseguinte um registo distinto no qual cerca de 270 naufrágios são documentados.

França

  • Inventaires du DRASSM - Base de dados e de arquivos gerais do Ministério francês da cultura sobre os naufrágios.

Irlanda

  • Shipwreck Inventory of Ireland - Inventário dos naufrágios da Irlanda - o Serviço de arqueologia subaquática da Irlanda (UAU) tem um inventário dos naufrágios registados nas águas territoriais. Compreende todos os barco naufragados conhecidos até a 1945 inclui, e cerca de 10.000 processos foram compilados e integrados à base de dados sobre os naufrágios. Os arquivos do inventário podem ser consultados sobre reservaçõo nas salas dos arquivos.

Noruega

  • Norwegian Maritime Museum - O Museu marítimo nacional (NSM) de Oslo mantém o registo nacional dos barcos naufragados com quatro museus regionais: o NTNU de Trondheim, o Museu marítimo de Stavanger, o Museu marítimo de Bergen, e o Museu de Tromsø, na Universidade de Tromsø. Cada um destes museus é responsável pelos registos dos naufrágios da sua região.

Suécia

  • Swedish Maritime Museum's wreck register - informações que figuram nos registos nacionais dos naufrágios da Suécia estão à disposição do público, mas ainda não são informatizadas totalmente.

Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte

National Archives – Tem diversos documentos relacionados aos naufrágios, mas para mais informação mais precisas sobre os naufrágios no Reino Unido, indicam outram fontes.