10 propostas para os oceanos

As transformações que serão exigidas na transição para uma economia azul e verde serão uma mistura de mudanças físicas, comportamentais e institucionais. Os objetivos abaixo resumem a natureza das transformações que serão requeridas. Cada proposta apresentada nesta seção é comparada com os objetivos da matriz; o propósito é compreender o grau de relevância que cada proposta tem através do espectro, o qual serve para reenfatizar a natureza interligada da transição futura.

Objetivo 2

Ações de apoio ao conceito de economia verde, com vistas à redução da pobreza e à promoção dos setores de sustentabilidade e subsistência oceânica, incluindo ações de melhoria na implementação em níveis locais por meio de processos participativos. (links para conteúdos em inglês)

Objetivo 3

Ações resultantes de reformas políticas, legais e institucionais, para a governança efetiva dos oceanos, incluindo as regiões de alto-mar, e fortalecendo o Marco Institucional, o mandato e a coordenação das agências da ONU com competências marinhas. (links para conteúdos em inglês)

Objetivo 4

Ações de apoio à pesquisa marinha, ao monitoramento e avaliação, à tecnologia e capacitação, como meio de aumentar o conhecimento, tratar de novas questões e desenvolver capacidades em apoio ao uso sustentável dos oceanos.

Um modelo para a sustentabilidade dos oceanos e das áreas costeiras

Documento interagencial para a preparação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

Este Relatório é um produto realizado por várias agências das Nações Unidas e pelos programas (UNESCO-COI, PNUD, IMO e FAO) e se beneficiou dos comentários de várias partes envolvidas nas questões sobre os oceanos, incluindo o Banco Mundial, o Fórum Global dos Oceanos, a Pew Foundation, o Conselho Mundial de Oceanos, bem como de vários especialistas dedicados.

Voltar ao topo da página