Modelo para o futuro que nós queremos

O bem-estar da humanidade é inextricavelmente ligado ao meio ambiente de subsistência que nos sustenta. Nossos oceanos fazem com que a Terra seja habitável para as pessoas, provendo e controlando o clima, o tempo, o oxigênio, a alimentação, os empregos e muito serviços ecossistêmicos. Mesmo assim, os oceanos e seus recursos estão se deteriorando e se esgotando. Hoje, nossos oceanos dependem de nós, assim como nós dependemos deles.

Economias e sociedades azuis e verdes são meios importantes para se atingir o objetivo mais significativo do desenvolvimento sustentável: o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo em que se respeita o meio ambiente. Reconhece-se agora que o desenvolvimento econômico futuro deve estar ligado aos pilares ambiental e social. É imperativo refletir mais profundamente sobre o desenvolvimento, em todas as suas dimensões. A comunidade global não deve perder a oportunidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), para estabelecer uma nova agenda para que o século XXI seja sustentável. Os líderes mundiais, junto com milhares de participantes de governos, do setor privado, de ONGs e de organizações internacionais se reunirão para planejar um futuro melhor.

A proteção desse patrimônio comum global clama por ações coletivas. Cada um de nós pode fazer a diferença, ao compreendermos as questões da sustentabilidade, ao nos concentrarmos nas soluções sustentáveis que podemos aplicar em nossas vidas, bem como ao compartilharmos nossos sonhos e nossas ideias. Você também poderá participar e decidir sobre qual será o futuro que queremos.

Estas páginas pretendem ajudar você a entender algumas das principais questões que ameaçam os oceanos atualmente, como elas afetam você e como você pode ajudar.

Voltar ao topo da página