14.06.2012 - UNESCO Office in Brasi

UNESCO defende um futuro verde e azul

© Africa Agency

Campanha criada pela agência Africa destaca responsabilidade socioambiental do órgão e convoca Rodrigo Santoro, Alice Braga e MV Bill para falar sobre oceanos, vida sustentável e educação.

"O futuro é verde e azul". É com esse conceito que a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, desembarca esta semana na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A linha criativa escolhida para a campanha é uma extensão do próprio slogan do evento que neste ano é "O futuro que nós queremos", mas também reforça o compromisso da Organização com o desenvolvimento sustentável e com o respeito aos direitos humanos e à natureza, valorizando o caminho da educação.

Para esta campanha, a UNESCO focou em três pilares de ações: a Preservação dos Oceanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e o Estilo de Vida Sustentável. As peças impressas remetem à integração entre o azul e o verde com frases objetivas e bem claras: "Eu quero preservar nossos oceanos", "Eu quero uma sociedade sustentável" e "Eu quero uma educação de qualidade". O diferencial são as imagens de rostos e mãos que ilustram as peças e foram criadas a partir de um mosaico de inúmeras plantas.

Um QR Code impresso nas peças de mídia impressa e mobiliário urbano leva aos filmes estrelados por três grandes personalidades: Rodrigo Santoro, Alice Braga e MV Bill e cada um representa um dos pilares de atuação da UNESCO. Santoro, um carioca e apaixonado pelo mar, fala sobre a necessidade de preservação dos oceanos. Em um dos trechos declara: "Nós dependemos do oceano. O oceano cuida de nós, então vamos cuidar do oceano".

Já Alice Braga, uma das mais cultuadas atrizes da sua geração, destaca a importância de uma sociedade harmoniosa e um estilo de vida sustentável. "Uma sociedade sustentável clama por novos valores. Que celebram culturas que incluem, e não excluem. Abertas ao diálogo entre as pessoas e entre as nações".

O ativista social e rapper MV Bill fala sobre educação. "Precisamos preservar os recursos naturais, não lutar por causa deles. Parar com o desperdício e compartilhar justiça. E só existe um caminho para atingirmos tudo isso: a educação".

Todos os filmes são finalizados com a transformação dos protagonistas no mosaico de plantas e flores, similares às peças de mídia impressa. Para finalizar eles reforçam: eu quero um futuro verde e azul. E você? "UNESCO. O futuro é verde e azul".

"Esta campanha está centrada nas principais mensagens da UNESCO para a Conferência Rio +20. Ela chama as pessoas, onde quer que vivam ou o que façam, para que se envolvam de forma ativa na preservação do nosso planeta", diz Eric Falt, Diretor de Relações Externas e Comunicação da UNESCO. "É uma campanha que fala sobre a responsabilidade com o futuro, promove reflexão e convoca para uma mudança de atitude", completa Guy Costa, criativo da Africa.

********
Confira os vídeos:

Ficha técnica anúncios:

Título: UNESCO
Anunciante: UNESCO Brasil
Produto: Institucional
Agência: Africa São Paulo Publicidade Ltda.
Redatores: Nizan Guanaes/Luiz Gonzaga/Pedro Lazera Diretores de arte: Sergio Gordilho/Guy Costa/Thiago Konno Direção de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho
Institucional: Rosi Ferreira/Andre Bichara
Atendimento: Cecília Cilento/Liliany Samarão/Bruno Marchetto
Mídia: Eduardo Ferreira/Rafael Nishida/Igor Iida
Produção: Carla Lustosa/Edson Harada/Douglas Osti
Arte-final: Cecília Pinheiro/Dirceu Faria/José Oliveira/Thiago Magnani Tratamento de Imagem: Fábio Neres/Ricardo Silva
Artbuyer: Hector Miranda/Denise Lima
Gráfica: MPV7
Ilustração: Teca Martins
Finalização/Pós-Produção: LAB
Aprovação/cliente: Eric Falt/Russell-Rivoallan/Ana Lúcia Guimarães/Marlova Noleto

 
Ficha técnica filmes:

Título: UNESCO
Duração: 30"
Anunciante: UNESCO Brasil
Produto: Institucional
Agência: Africa São Paulo Publicidade Ltda.
Redatores: Nizan Guanaes/Luiz Gonzaga/Pedro Lazera Diretores de arte: Sergio Gordilho/Guy Costa Pereira/Thiago Konno Direção de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho
Produção/agência: Vanila Fernandes/Patrícia Melito
Institucional: Rosi Ferreira/Andre Bichara
Atendimento: Cecília Cilento/ Liliany Samarão/ Bruno Marchetto
Mídia: Eduardo Ferreira/Rafael Nishida/Igor Iida
Produção/filme: Piloto
Direção/filme: Daniel Soro e Alexandre Chalabi
Direção/fotografia: Leonardo Ferreira
Montagem/edição: Adolfo Borges
Finalização/Pós-Produção: Daniel Soro
Atendimento produtora: Natália Souza e Melissa Sguarizi Direção arte: Thiago Oliveira After Effects: Vinicius Naldi, Kleber Bertolo e José Perez
Type: André Teixeira
Produção Executiva: Biba Werdesheim
Produtora/som: Junk/OM
Produção/som: Otavio de Moraes
Atendimento produtora: Margarete Ribeiro
Aprovação/cliente: Eric Falt/Russell-Rivoallan/Ana Lúcia Guimarães/Marlova Noleto




<- Back to:
Voltar ao topo da página