16.05.2012 - Natural Sciences Sector

UNESCO – um parceiro científico chave para colocar o poder da ciência na agenda de desenvolvimento sustentável pós-Rio+20

Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

11 a 15 de junho de 2012, Rio de Janeiro, Brasil

A UNESCO está unindo-se ao Conselho Internacional de Uniões Científicas (ICSU) e a outros parceiros em um importante Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, de cinco dias, que ocorrerá às vésperas da Conferência da Rio+20, no Rio de Janeiro. O Fórum fornecerá à comunidade científica, tecnológica e de inovação uma plataforma para discutir desafios e soluções relativos ao desenvolvimento sustentável com formadores de política e outros interessados.

O Fórum irá explorar o papel-chave da ciência interdisciplinar e da inovação na transição para o desenvolvimento sustentável, a economia verde e a erradicação da pobreza. O objetivo é ajudar a estabelecer as agendas relativas à pesquisa, à tecnologia e à política que serão necessárias após a Rio+20. O trabalho do Fórum será embasado nos cinco workshops regionais ocorridos em 2011 (África, Ásia e Pacífico, América Latina e Caribe, Europa e Estados Árabes) e nas conclusões da Conferência Planeta sob Pressão ocorrida em Londres, em março de 2012.

Evidências científicas demonstram que a humanidade colocou em risco o funcionamento do sistema da Terra. Paradigmas de desenvolvimento e padrões econômicos atuais são responsáveis por muitas das interligadas e crescentes crises sociais, ambientais e econômicas que o planeta enfrenta. Uma base científica interdisciplinar sólida será a chave para a tomada de decisões integradas para o desenvolvimento sustentável. Todas as disciplinas científicas e de engenharia, incluindo as ciências sociais, têm papel crucial na resposta ao multifacetado desafio do desenvolvimento sustentável. A ciência precisa renovar seu contrato com a sociedade, fortalecendo a colaboração entre cientistas, governos, formadores de políticas e sociedade civil, a fim de produzir conhecimento, soluções e tecnologias que são necessárias para construir as futuras sociedades verdes em um tempo de rápidas mudanças ambientais e sociais.

A UNESCO está co-organizando quatro sessões sobre (links em inglês):

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental fará uma apresentação sobre clima e meio ambiente nas sessões e também organizará um evento paralelo intitulado Oceanos em Foco: Ciência e Governabilidade para a Sustentabilidade Global (Oceans in Focus: Science and Governance for Global Sustainability). Outros eventos paralelos organizados pela UNESCO abrangem as áreas de recursos aquáticos, jovens mulheres na ciência para o desenvolvimento sustentável e engenharia para o desenvolvimento sustentável. O projeto Terra do Futuro, no qual a UNESCO é parceira, será lançado em evento paralelo durante o Fórum.

O programa consiste em sessões temáticas focadas na análise profunda de temas-chave. O Fórum é organizado pelo ICSU, em parceria com a UNESCO, a World Federation of Engineering Organizations (WFEO), o International Social Science Council (ISSC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

O evento ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, Brasil.

Links relacionados:




<- Back to: Todas as notícias
Voltar ao topo da página