21.06.2012 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO defende a cultura na Rio+20

UNESCO defendeu o fortalecimento do papel da cultura no desenvolvimento sustentável no Seminário sobre Cultura e Sustentabilidade na Rio+20, promovido pela UCLG e o Ministério da Cultura do Brasil.

O Sr. Hans d’Orville, diretor-geral assistente em planejamento estratégico da UNESCO, participou de um evento paralelo co-organizado pelo Ministério da Cultura brasileiro e pela United Cities and Local Governments (UCLG) sobre cultura e desenvolvimento sustentável no pavilhão da cidadania do Ministério da Cultura, o qual aconteceu em paralelo à Conferência Rio+20.

O evento foi presidido pelo ministro interino da Cultura, Vitor Ortiz, e reuniu grande variedade de partes interessadas, incluindo tomadores de decisão, representantes de prefeituras e de fundações. O evento buscou a criação de um diálogo sobre o tema “cultura e sustentabilidade” baseado no verdadeiro desenvolvimento sustentável que deve incluir a cultura como dimensão-chave. Segundo o Sr. d’Orville, “a UNESCO está convencida de que a cultura possui o potencial para transformar as abordagens de Desenvolvimento existentes, ajudando a fazer com que o Desenvolvimento seja muito mais relevante para as necessidades das pessoas”.

Durante a abertura do painel, Kadri Topbas, presidente da UCLG e prefeito de Istambul, destacou a importância de cidades como centros de cultura e de patrimônio, “as cidades são lugares multiculturais; elas não assimilam culturas”. Acrescentou que “as cidades são como lugares com diferentes camadas da história, são lugares de harmonia na diversidade”.

O Sr. d'Orville finalizou seu discurso enfatizando a importância de assegurar que a cultura seja reconhecida na Rio+20. “Hoje, mais do que nunca, face às mudanças globais crescentes e complexas, precisamos dar atenção ao poder da cultura para fortalecer o desenvolvimento sustentável”.




<- Back to: Todas as notícias
Voltar ao topo da página