17.03.2018 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO participa do Fórum Mundial da Água em Brasília

Principal relatório das Nações Unidas sobre o tema será lançado no Fórum. A UNESCO também estará presente com um stand no Evento.

A UNESCO contribui com a programação do 8º Fórum Mundial da Água organizando algumas de suas sessões e eventos paralelos e trazendo especialistas de todo o mundo para participar como palestrantes do evento. Ao todo, a UNESCO estará organizando e/ou palestrando em mais de 40 sessões temáticas, sendo elas ordinárias ou especiais, e em eventos paralelos do Fórum, e também contará com um estande institucional na área Expo (de exposições). Além disso, durante o período do Fórum, os/as especialistas da instituição participarão de uma programação especial organizada pelo Sistema ONU no Brasil. 

O principal momento da UNESCO durante o Fórum será a sessão especial realizada no dia 19/03, às 14h30, na sala 29 (ST09) no CCUG, para o lançamento, global e oficial, do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. O lançamento conta com a presença da Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e neste ano, tem como tema “Soluções para a água baseadas na natureza".  Lançado anualmente, o Relatório é o principal estudo sobre água potável das Nações Unidas e a sua elaboração é coordenada pelo Programa Mundial das Nações Unidas para Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP, na sigla em inglês), que é liderado pela UNESCO. O Relatório é um esforço conjunto das agências da ONU e outras entidades que compõem o UN Water (ONU Água, em tradução livre).

A UNESCO também é a Organização-líder das sessões do Fórum relacionadas ao tema compartilhamento de água. Isso significa que, juntamente com outras quatro instituições, organizou as sessões e eventos relacionados a este tema do Fórum. O compartilhamento de água é o tema principal do 8º Fórum Mundial da água dentre os nove que serão discutidos durante o evento: mudança climática, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas, finanças, compartilhamento, capacitação e governança. 

Cerca de 200 especialistas ligados direta e indiretamente à UNESCO estarão presentes no 8º Fórum Mundial da Água. Dentre eles estão, além de representantes do UN Water, especialistas do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe, do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a Ásia e o Pacífico, de diversas cátedras do Programa UNITWIN relacionadas ao tema, além de institutos e centros ligados à Organização. 

Evento do Sistema ONU no Brasil

Fora da programação do Fórum, mas também discutindo a gestão dos recursos hídricos, a UNESCO participa do evento Planeta ODS, que tem como objetivo, durante o Fórum Mundial da Água, funcionar como uma área de referência na cidade para discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, com foco no ODS 6 sobre água e saneamento. O Planeta ODS acontece no dia 22/03, Dia Mundial da Água, no Planetário de Brasília, realizado por meio de uma parceria entre o Sistema ONU no Brasil e o Governo do Distrito Federal (GDF). Na ocasião, às 11h, o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos será reapresentado para o público brasileiro, mais especificamente para os chefes das agências da ONU no Brasil e para os principais parceiros do governo brasileiro envolvidos com o tema da água.

Sobre o Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum acontece a cada três anos e está em sua oitava edição. Neste ano, pela primeira vez um país do Hemisfério Sul sediará o evento. São esperadas 40 mil pessoas de cerca de 150 países. 

 

 

Informações para a imprensa:

  • UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org,  +55(61)2106-3536 or +55(61)99966-3287

Fabiana Pullen, f.sousa(at)unesco.org, +55(61)2106-3596 or +55(61)99848-8971




<- Back to: Todas as notícias
Voltar ao topo da página