Find content
eg: title, city, activity, people
OPTIONAL - Only in:
OR search by:
Questions, Answers and VOD
For content providers

Responsive image

Prevenção às Hepatites para a Comunidade Warao


Idioma: Português

Prevenção às hepatites virais na perspectiva do diálogo intercultural para o povo Warao, uma comunidade Indígena que vive na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
As Nações Unidas e a UNESCO desenvolvem ações de educação em saúde e bem-estar para populações indígenas de forma pedagógica, multilíngue e intercultural. Seu proposito é o fortalecimento da educação em saúde dos povos indígenas em sua língua materna, ao mesmo tempo em que subsidia profissionais de educação e de saúde sobre as ações de promoção à saúde, em especial neste momento de crise sanitária com ações de prevenção à COVID-19 e a infecções sexualmente transmissíveis (IST), nas escolas indígenas e nos contextos comunitários onde estão situados.
Possibilitando aos povos indígenas o acesso a informações sobre as formas de prevenção e tratamentos terapêuticos da COVID-19 e IST/HIV/AIDS e hepatites virais, a parceria entre a ONU Brasil e a UNESCO pretende cooperar para a implementação das políticas que asseguram os direitos dos povos indígenas à atenção qualificada à saúde e a educação formal intercultural, configurada pela prática do ensino bilíngue – português e línguas indígenas – e pelos processos próprios de aprendizagem. Por meio do respeito e do reconhecimento dos saberes, das práticas e dos cuidados indígenas, pretende-se contribuir para o combate ao estigma e ao preconceito vivenciado por esses povos e para a manutenção da sua integridade física e sociocultural.
O respeito à diversidade e às especificidades socioculturais é fundamental para combater preconceitos e quaisquer formas de discriminação e violência. Nesse sentido, as representações dos povos indígenas sobre processos de adoecimento e de cura devem ser levadas em consideração na elaboração de políticas voltadas para essa população, inclusive na área de saúde. Em um contexto marcado pela pandemia do novo coronavírus, esses materiais têm como objetivo colaborar na difusão de informações que contribuam para um diálogo respeitoso com cada um desses povos, com os quais temos muito a aprender.


Tópicos Relacionado
Lugar/região: Amazonia, Brazil, Venezuela, Latin America
Tipo: Video report
Duração:
Produção e personalidades:
Publisher: UNESCO Brasilia; UNHCR; UNAIDS
Publicado em:
Direitos: UNESCO Brasilia; UNHCR; UNAIDS
 

Original: Video.MPEG
Localização: EV only
Referência UMVS: SYNAV-2021-06-30-000100-UBOCIP-015
Source ref.: UBO/CIP/0147
Detentor dos direitos: UNESCO; UNHCR; UNAIDS