Prevenção à SÃfilis para a Comunidade Warao
Educação em saúde e bem-estar para as populações indÃgenas
Prevenção à sÃfilis na perspectiva do diálogo intercultural para o povo Warao, uma comunidade IndÃgena que vive na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
As Nações Unidas e a UNESCO desenvolvem ações de educação em saúde e bem-estar para populações indÃgenas de forma pedagógica, multilÃngue e intercultural. Seu proposito é o fortalecimento da educação em saúde dos povos indÃgenas em sua lÃngua materna, ao mesmo tempo em que subsidia profissionais de educação e de saúde sobre as ações de promoção à saúde, em especial neste momento de crise sanitária com ações de prevenção à COVID-19 e a infecções sexualmente transmissÃveis (IST), nas escolas indÃgenas e nos contextos comunitários onde estão situados.
Possibilitando aos povos indÃgenas o acesso a informações sobre as formas de prevenção e tratamentos terapêuticos da COVID-19 e IST/HIV/AIDS e hepatites virais, a parceria entre a ONU Brasil e a UNESCO pretende cooperar para a implementação das polÃticas que asseguram os direitos dos povos indÃgenas à atenção qualificada à saúde e a educação formal intercultural, configurada pela prática do ensino bilÃngue – português e lÃnguas indÃgenas – e pelos processos próprios de aprendizagem. Por meio do respeito e do reconhecimento dos saberes, das práticas e dos cuidados indÃgenas, pretende-se contribuir para o combate ao estigma e ao preconceito vivenciado por esses povos e para a manutenção da sua integridade fÃsica e sociocultural.
O respeito à diversidade e à s especificidades socioculturais é fundamental para combater preconceitos e quaisquer formas de discriminação e violência. Nesse sentido, as representações dos povos indÃgenas sobre processos de adoecimento e de cura devem ser levadas em consideração na elaboração de polÃticas voltadas para essa população, inclusive na área de saúde. Em um contexto marcado pela pandemia do novo coronavÃrus, esses materiais têm como objetivo colaborar na difusão de informações que contribuam para um diálogo respeitoso com cada um desses povos, com os quais temos muito a aprender.
Tipo: Video report
Duração:
Produção e personalidades:
Publisher: UNESCO Brasilia; UNHCR; UNAIDS
Publicado em:
Direitos: UNESCO Brasilia; UNHCR; UNAIDS