Educação e Diálogo Intercultural com o Povo Warao
Diálogo intercultural entre os saberes e práticas indÃgenas e os conhecimentos oferecidos pelos serviços de educação e saúde: a experiência com os Warao na fronteira Brasil e Venezuela.
As Nações Unidas e a UNESCO desenvolvem ações de educação em saúde e bem-estar para populações indÃgenas de forma pedagógica, multilÃngue e intercultural. Seu proposito é o fortalecimento da educação em saúde dos povos indÃgenas em sua lÃngua materna, ao mesmo tempo em que subsidia profissionais de educação e de saúde sobre as ações de promoção à saúde, em especial neste momento de crise sanitária com ações de prevenção à COVID-19 e a infecções sexualmente transmissÃveis (IST), nas escolas indÃgenas e nos contextos comunitários onde estão situados.
Os povos indÃgenas representam 5% da população mundial, mas encontram-se entre os 15% mais pobres do mundo. Mundialmente, eles enfrentam uma série de desafios consideráveis, incluindo migração crescente, desvantagem educacional, pressão para assimilar culturalmente outros valores, realocação forçada, violência baseada em gênero e outras formas de discriminação, pobreza, bem como acesso limitado a serviços de saúde, emprego, serviços de informação e conectividade de banda larga.
Tipo: Promotional material
Duração:
Produção e personalidades:
Publisher: United Nations
Coproducer/sponsor: UN Covid-19 Response and Recovery Fund
Publicado em:
