Find content
eg: title, city, activity, people
OPTIONAL - Only in:
OR search by:
Questions, Answers and VOD
For content providers

Responsive image

Português para Jovens e Adultos – experiências exitosas de educação para refugiados e migrantes no Brasil


Idioma: Português

O presente vídeo apresenta o projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolvida no âmbito das políticas públicas municipais da cidade de São Paulo.
A partir das vozes de profissionais da educação e de estudantes migrantes de diversas nacionalidades, pode-se conhecer este projeto caracterizado pela oferta contínua e permanente do curso gratuito de português ministrado por professores voluntários da Rede de Municipal de Ensino (RME) para estudantes migrantes. O projeto visa a contribuir para a garantia do direito à educação da população imigrante da cidade de São Paulo, assegurando assim o cumprimento de outros direitos vinculados à sua integração por meio da língua portuguesa, como a inserção no mercado formal de trabalho e a promoção da regularização migratória.
Em seus relatos, representantes da UNESCO no Brasil e do ACNUR evidenciam a importância da experiência.
Este vídeo faz parte da iniciativa da UNESCO no Brasil de apresentar experiências brasileiras exitosas de educação para refugiados e migrantes desenvolvidas no âmbito da educação infantil, da educação indígena e do ensino da língua portuguesa para jovens e adultos. Seu objetivo é divulgar boas práticas para o alcance da agenda Educação 2030, de “não deixar ninguém para atrás” por meio da garantia do direito à educação de forma inclusiva, conforme previsto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4).


Tópicos Relacionado
Lugar/região: Sao Paulo, Brazil, Latin America
Tipo: Documentary
Duração:
Produção e personalidades:
Publisher: UNESCO Brasilia
Coproducer/sponsor: Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo; UNHCR; OIM
Publicado em:
Direitos: CC-BY-SA
 

Original: Video.MOV
Localização: EV only
Referência UMVS: SYNAV-2020-06-20-00615/ 000239-UBOCIP
Detentor dos direitos: UNESCO