Dia Mundial do Rádio 2016

Este ano, o tema da UNESCO para o Dia Mundial do Rádio é “O rádio em situações de emergência e desastre”. O rádio continua a ser o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível. 

Com as celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as seguintes mensagens:

  1. A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
  2. O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
  3. O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.
  4. O rádio salva vidas.
  5. A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.

Em 13 de fevereiro, as emissoras internacionais transmitirão ao vivo no site da UNESCO dedicado ao Dia Mundial do Rádio (www.worldradioday.org).

      O Dia Mundial do Rádio será celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da UNESCO, além de organizações parceiras. A UNESCO também fornecerá artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da UNESCO, para serem utilizados por emissoras no Dia Mundial do Rádio. Esse material será livre de direitos autorais.

          A UNESCO convida todos os países a celebrarem o Dia Mundial do Rádio ao planejarem atividades em parceria com emissoras regionais, nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais, autoridades nacionais, a mídia e o público em geral.

            Links: 

            Dia Mundial do Rádio 2015

            O Dia Mundial do Rádio (World Radio Day - WRD 2015) será comemorado em 13 fevereiro de 2015. É uma celebração mundial do rádio como um meio de comunicação e, como o tema deste ano é “Juventude e Rádio”, teremos uma grande oportunidade de planejar eventos para o dia ou atividades com foco na juventude. Aqui estão algumas ideias para você se inspirar, tanto para o Dia como nos meses que o antecedem.

            Tópicos de discussão

            Em vez de direcionar a discussão, acreditamos que é essencial perguntar aos jovens sobre as questões que são importantes para eles. Aqui estão algumas ideias de temas relacionados com a juventude e com o rádio que você pode querer discutir:

            • Futuro do rádio, desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias, especialmente devido à sua adoção pelos jovens.
            • Como melhorar a participação dos jovens no setor do rádio.
            • Rádio para a juventude: programas voltados para a juventude.
            • Rádio com os jovens: programas que envolvam os jovens na equipe de produção.
            • Rádio pela juventude: programas produzidos por jovens e para jovens.
            • Eliminação dos estereótipos e dos preconceitos na forma de retratar os jovens na mídia.
            • Aperfeiçoamento da segurança dos jornalistas jovens em zonas de desastres e de conflitos.
            • Impacto da atuação dos jovens nas rádios comunitárias.
            • Relação entre o acesso à informação por meio do rádio, pelos jovens, e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

            Mensagem da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova (2015)

            Mais informações no site diamundialradio.org (em espanhol)

            Dia Mundial do Rádio 2014

            © UNESCO

            13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio - um dia para celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero sobre suas ondas.

            Como o rádio continua a evoluir na era digital, continua sendo a midia que atinge o maior público no mundo inteiro. É um canal ideal para consolidar o compromisso da UNESCO em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

            Por meio das celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO irá promover a igualdade de genero:

            • Sensibilizando proprietários de estações de rádio, executivos , jornalistas e governos a desenvolver políticas e estratégias relacionadas a gênero;
            • Eliminando estereótipos e retratando multiplas dimensões e segmentos no rádio;
            • Fortalecendo habilidades para juventude na produção de rádio com foco nas meninas como produtoras, radialistas e jornalistas;
            • Promovendo a segurança de mulheres radialistas.

            A UNESCO convida a todos os países para celebrar o Dia Mundial do Rádio , planejando atividades em parceria com as emissoras regionais , nacionais e internacionais, organizações não -governamentais, da mídia e do público. Em 13 de fevereiro , vamos celebrar as mulheres no rádio e aqueles que apoiam o rádio no Brasil!

            Voltar ao topo da página