25.10.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Celebração do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual tem como tema “A sua história está em movimento”

Mensagem da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por ocasião do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro de 2018

Os recursos audiovisuais são parte significativa do nosso patrimônio cultural. Imagens e sons, gravados em filme, videoteipe e fita sonora, trazem nosso passado à vida e estabelecem em nossa memória coletiva eventos, cenas e situações que, sem essas mídias, seriam esquecidas ou subsistiriam apenas como uma forma estática e sem vida. O patrimônio audiovisual é uma fonte inestimável de conhecimento e um testemunho em movimento da nossa diversidade social, cultural e linguística.

Essa memória, que permaneceu viva e é essencial para os historiadores, cientistas e cidadãos comuns que buscam o conhecimento de seu passado, não deixa de ser frágil. Ela é ameaçada pelo uso descontinuado de tecnologias e de mídia analógica e pela falta de atenção que costuma ser dadas a elas. É também particularmente ameaçada em alguns contextos sócio-políticos.

É com essa finalidade que a UNESCO lançou este Dia Mundial, para conscientizar o público sobre a necessidade de salvaguardar o patrimônio audiovisual, apoiar instituições encarregadas de tal patrimônio e promover maior acesso aos arquivos.

A UNESCO também incentiva a digitalização de arquivos documentais e incorporou muitos recursos audiovisuais em seu Registro do Memória do Mundo – das gravações dos concertos de Aretha Franklin e Lionel Hampton no Festival de Jazz de Montreux (França) a documentários excepcionais realizados na década de 1950 na tribo Ju'hoansi no deserto do Kalahari (Namíbia), até arquivos da Conferência de Bandung de 1955 (Indonésia).

Este ano, o Dia Mundial, organizado em parceria com o Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais, concentra-se no tema: “A sua História está em Movimento” (“Your Story is Moving”, do inglês). O objetivo é mostrar arquivos pessoais e familiares, tirando-os dos sótãos e porões, compartilhando fatias de vida, momentos registrados em filme ou videoteipe que podem trazer vida, com emoção, uma existência que se tornou algo do passado.

Esses arquivos, às vezes negligenciados ou esquecidos, são recursos que podem alimentar nossa memória coletiva e estabelecer vínculos entre gerações. Esses links são criados pelas emoções despertadas pelo conteúdo dos arquivos. A herança não é um objeto inanimado; é cheia de significado, significância e todas as emoções que acompanharam as vidas das gerações passadas.

A UNESCO incentiva você a participar dos muitos eventos organizados neste Dia Mundial, incluindo a hashtag #audiovisualheritage, e a ajudar a enriquecer nosso patrimônio audiovisual comum com suas próprias “histórias em movimento”.

Leia a mensagem em inglês.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página