20.03.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Esplanada dos Ministérios ficará azul para celebrar o Dia Mundial da Água

©ANA

A Agência Nacional de Águas, o Governo do Distrito Federal, a UNESCO no Brasil, o WWF Brasil e o programa Água Brasil do Banco do Brasil vão iluminar em azul os principais edifícios da Esplanada dos Ministérios, a partir da próxima sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, para comemorar o Ano Internacional de Cooperação pela Água e incentivar a participação na Hora do Planeta. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as questões que envolvem o uso e a preservação da água, um desafio crescente.

No sábado, dia 23, por volta das 20:30, o azul da esplanada será apagado, junto com os demais edifícios públicos do GDF, durante a 5ª edição da Hora do Planeta. Na sequência, os edifícios voltam a acender em azul até domingo, 31 de março. Serão iluminados o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Buriti e a Catedral.

Ano Internacional de Cooperação pela Água

A água é vital para a manutenção da vida, do bem-estar e para o desenvolvimento social e econômico, mas as fontes do planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões. Por isso, em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água e designou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para coordenar as ações oficiais.

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano é "Cooperação pela Água".

Hora do Planeta

Conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas.  No sábado, dia 23 de março de 2013, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, dois milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes. Em 2012, o movimento atingiu mais de sete mil cidades em 152 países.

Atrações Culturais

Na tarde do dia 22, os organizadores e apoiadores promovem o Seminário Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água. Aberto a todos os interessados, o Seminário reúne especialistas e comunicadores em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são divulgar como é feita a gestão dos recursos hídricos no Brasil, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para ações de boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade a todos. As inscrições para o Seminário podem ser feitas até o dia 20 de março nos sites institucionais dos realizadores e apoiadores do evento ou diretamente pelo link http://seminarioagua.ana.gov.br/2013/, que tem a programação completa.

Na sexta-feira (22), a partir das 20:30, haverá show gratuito do grupo de percussão Companhia das Índias e da banda Pé de Cerrado, no auditório principal do Museu da República. No sábado, 23, na área externa do Museu, a partir das 20h, durante a Hora do Planeta, a festa será conduzida pelo grupo Patubatê (de percussão com instrumentos reciclados) e pelos Dj’s Criolina.

Contatos para mais informações ou entrevistas:

ANA: Cláudia Dianni e Natália Sampaio 
Telefone: (61) 2109 5103, E-mail: imprensa(at)ana.gov.br

UNESCO no Brasil:  Ana Lúcia Guimarães e Isabel de Paula
Telefones: (61) 2106 3536, 2106 3538, E-mail: gcomunicacao(at)unesco.org.br
Semarh: Raíssa Tomaz
Telefone: (61) 3214 5624,  E-mail: assessoriaibram(at)gmail.com; ascommeioambiente(at)gmail.com

WWF: Michel Santos (61) 8210 3668 msantos(at)wwf.org.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página