09.06.2010 -

Fazendo as pazes com a Terra (a venda - em promoção)

© UNESCO

qual o futuro da espécie humana e do planeta?

Título Original: Making peace with the Earth: what future for the human species and the planet?

Autor: Bindé, Jérôme

Colaboradores: Souleymane Bachir Diagne, Asit K. Biswas, Paul J. Crutzen, Nicolas Hulot, Michel Loreau, Syukuro Manabe, Jean Margat, Haroldo Mattos de Lemos, Dennis Meadows, Michel Serres, Mostafa Kamal Tolba, Dominique Voynet, Mathis Wackernagel, Edward O. Wilson

Brasília: UNESCO, Editora Paulus, 2010. 214 p. il.

ISBN: 978-85-7652-107-5; 978-85-349-3194-6

PREÇO: R$ 40,00 por R$ 30,00 (preço inclui postagem registrada) 

Como Adquirir (a versão em português)

Informações sobre as outras versões (inglês, francês, espanhol)

Resumo: Sabemos que tanto a espécie humana quanto o planeta não são imortais. Nossa preferência pelo lucro nos negócios se sobrepõe às questões ambientais e, somada à falta de vontade política para solucionar este tipo de problemas, ameaça a humanidade. Sem ação imediata para o combate ao aquecimento global, enfrentaremos uma perda de 5 a 20% do Produto Interno Bruto do mundo (PIB); nossa biosfera está em perigo por causa do aumento da desertificação, do desmatamento, da poluição do ar e do solo, da diminuição da biodiversidade, da falta de água e da degradação dos oceanos. 

É necessário que seja criada uma nova abordagem econômica. É necessário existir uma economia que utilize menos materiais em sua produção, que reduza o consumo supérfluo e que gaste menos matéria-prima. Temos que criar e implementar novos estilos de desenvolvimento capazes de crescer, mas ao mesmo tempo preservar o planeta e a biodiversidade. Esta publicação propõe à humanidade fazer um novo pacto, um “contrato natural”, de codesenvolvimento com o planeta.

A UNESCO participa ativamente da promoção de debates sobre soluções inovadoras para as questões-chave acerca do futuro de nosso planeta: uma ética para o futuro prevalecerá se fizermos as pazes com a Terra.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página