06.02.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Lançamento na UNESCO do Ano Internacional de Cooperação pela Água

O Ano Internacional de Cooperação pela Água será inaugurado na sede da UNESCO no dia 11 de fevereiro (de 10h às 17h45, sala IV).

A importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda está em rápido crescimento não pode ser subestimada: 145 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação.

A boa nova é que, ao contrário do que se acredita, a cooperação é mais frequente do que o conflito pela água. Isso é bem ilustrado por programas como o Projeto de Compartilhamento de Benefícios Socioeconômicos da Iniciativa da Bacia do Nilo (Nile Basin Initiative’s Socio-Economic Benefits Sharing Project), o acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai pela conservação e proteção ambiental do Aquífero Guarani, o programa de manejo da bacia do rio Mekong ou o tratado recente entre a Moldávia e a Ucrânia para a conservação e o desenvolvimento sustentável da bacia do Dniester.

O evento de lançamento será uma ocasião para conscientização sobre as múltiplas dimensões da cooperação pela água tais como desenvolvimento sustentável e econômico, mudanças climáticas, segurança alimentar e gênero.

O evento, que será aberto pela diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, junto ao presidente da ONU-Água Michel Jarraud, ao ministro das Relações Exteriores do Tajiquistão Hamrokhon Zartifi e ao ministro delegado para o Desenvolvimento da França Pascal Canfin, reunirá representantes de organizações não-governamentais, ONGs, cientistas e tomadores de decisão do mundo todo. Eles conduzirão discussões sobre temas tais como mecanismos existentes para cooperação pela água e cooperação regional, nacional e local sobre bacias hidrográficas.

Os jovens terão um papel significativo nas celebrações. Estudantes de Fukushima (Japão) viajarão à França para encontrar seus congêneres de escolas francesas e do Instituto para Educação sobre a Água (UNESCO-IHE – UNESCO Institute for Water Education, na Holanda), no Pavillon de l’eau (Pavilhão da Água), que a Prefeitura de Paris disponibilizou para a ocasião. Eles trocarão experiências relacionadas à água e prepararão uma declaração da juventude sobre a cooperação pela água para ser apresentada aos outros participantes.

Uma exposição chamada Água no Coração da Ciência também será inaugurada na ocasião. Preparada para o Ano, a exposição foi coproduzida com o Institut de recherche pour le développement (IRD) da França e o Centre de Culture scientifique at technique de la region Centre. Apresentada primeiramente na UNESCO, ela será exibida ao longo de 2013 na rede de estabelecimentos culturais da França em todo o mundo.

Questões de cooperação pela água também serão tema para o Dia Mundial da Água em 22 de março. Neste ano, a ONU-Água organizou o evento principal em Haia (Holanda). A diretora-geral e o Sr. Jarraud abrirão as celebrações do dia, que irão mostrar exemplos bem-sucedidos de manejo compartilhado da água e, a partir desses estudos de caso, buscar maneiras de melhorar a cooperação política e governamental na área.

Outros grandes eventos que marcarão o Ano incluem a Semana Mundial da Água, em Estocolmo (Suécia) de 1 a 6 de setembro, uma conferência sobre cooperação pela água em Dushanbe (Tajiquistão), também em setembro, e a Cúpula da Água, que ocorrerá em Budapeste (Hungria) nos dias 10 e 11 de outubro.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2013 o Ano Internacional de Cooperação pela Água em 2010, a partir de uma proposta do Tajiquistão. A pedido da ONU-Água, a UNESCO ficou responsável por conduzir os eventos do Ano em cooperação com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e com o apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA).

 

Contato de imprensa: Agnès Bardon, UNESCO
Tel : +33 (0) 1 45 68 17 54,
a.bardon@unesco.org





<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página