18.11.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO abre inscrições para o Programa Internacional Memória do Mundo

A UNESCO convida novas propostas de nomeação para inscrição em seu Registro Internacional Memória do Mundo, uma lista de coleções bibliográficas e acervos de significância mundial, que foi estabelecida em 1997 para promover o patrimônio documental de valor universal. As inscrições devem, preferencialmente, ser submetidas por intermédio das Comissões Nacionais para a UNESCO ou dos Comitês Nacionais Memória do Mundo, nos países onde estão localizados. As propostas devem basear-se nos critérios de seleção listados nas Diretrizes Gerais para a Salvaguarda do Patrimônio Documental, que estabelecem ser o critério mais importante para a inscrição no Registro o significado universal do documento.

O prazo de submissão das nomeações é 31 de março de 2014, e as inscrições recebidas despois dessa data serão estudadas somente nas sessões de 2016/2017.

Eles devem ser apresentados nos formatos Word, RTF ou Open Office ao Secretariado do Programa Memória do Mundo da UNESCO:

  • por e-mail: mowsecretariat(at)unesco.org;
  • por e-mail, acompanhada da versão digital, endereçada para: Joie Springer, Programa Memória do Mundo, Divisão da Sociedade do Conhecimento, 7 Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP França.

As nomeações serão divulgadas no site do Programa e ilustrações, como fotografias ou slides (em formato TIFF, GIF, JPEG), e áudios (real-media) podem ser incluídos para ajudar na descrição da proposta. Como as imagens inscritas podem, muitas vezes, ser usadas pelo Secretariado do Programa Memória do Mundo em materiais publicitários, também deve ser enviada uma autorização para sua reutilização para fins não lucrativos. Uma cópia desta autorização pode ser visualizada aqui e o formulário de nomeação aqui.  

Atualmente, um total de 301 coleções apresentadas por 102 países diferentes, quatro organizações internacionais e uma fundação privada estão inscritas no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. Registros regionais foram criados pelos Comitês Memória do Mundo da Ásia/Pacífico (MOWCAP) e América Latina e Caribe (MOWLAC), e um número crescente de países já estabeleceu registros nacionais. A avaliação das inscrições é feita por um grupo de especialistas, o Subcomitê de Registro e o Comitê Consultivo Internacional (CCI), cujas recomendações serão encaminhadas à diretora-geral para decisão final.

O anúncio sobre a próxima rodada de inscrição será feito em 2015.
A UNESCO lançou o Programa Memória do Mundo para combater a amnésia coletiva, invocando a preservação de valiosos arquivos e coleções bibliográficas em todo o mundo, garantindo a sua ampla divulgação. O programa se destina a proteger o patrimônio documental, e ajuda redes de especialistas a trocar informações e levantar recursos para a preservação e o acesso aos documentos.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página