20.05.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO celebra Dia Mundial da Diversidade Cultural em 21 de maio

© 2008 IPHAN -Yaokwa, ritual do povo indígena Enawene Nawe (Brasil)

No dia 21 de maio, o mundo celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Nesta data, a UNESCO mobiliza os governos e a sociedade para o reconhecimento da importância da cultura e da diversidade cultural como fatores impulsionadores do desenvolvimento sustentável. Também chama a atenção para o poder que a cultura tem de acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até 2015.

O financiamento de programas e projetos que promovam a diversidade das expressões culturais dos povos é considerado fundamental pela UNESCO. Por isso, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada em 2005, criou o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, que tem como objetivo o apoio a programas e projetos de países em desenvolvimento.

Em 2013, o Fundo tem inscrições abertas até o dia 14 de junho próximo. O Fundo apoia especialmente projetos voltados à implementação de políticas culturais e ao fortalecimento de infraestruturas institucionais correspondentes; ao fortalecimento das capacidades culturais; ao fortalecimento das indústrias culturais existentes; à criação de novas indústrias culturais; e à proteção de expressões culturais comprovadamente em risco de extinção.

O Fundo já financiou, desde sua criação, 61 projetos em 40 países em desenvolvimento, sendo um deles o projeto Vídeo nas Aldeias do Brasil. Criada em 1986, a ONG Vídeo nas Aldeias – reconhecida pelo MinC como Ponto de Cultura – é precursora na área de produção audiovisual indígena no Brasil. Seu objetivo foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o projeto trabalha. (Fonte: MinC)




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página