18.05.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio de 2017

Assim como a diversidade natural é vital para sustentar os ecossistemas, a diversidade cultural é a essência de sociedades vibrantes. A diversidade cultural fornece ideias e perspectivas novas que enriquecem a nossa vida de inúmeras formas, o que nos permite crescer e prosperar juntos. Uma sala de aula culturalmente diversa é não apenas mais inclusiva, mas também estimula a aprendizagem e os resultados dos estudantes. Um local de trabalho culturalmente diverso é não apenas mais inovador, mas também mais produtivo e economicamente rentável. 

Hoje é uma oportunidade para todos nós celebrarmos os enormes benefícios da diversidade cultural, incluindo o rico patrimônio imaterial da humanidade, assim como de reafirmar o nosso compromisso para a construção de um mundo mais pacífico, fundamentado nos valores da compreensão mútua e do diálogo intercultural. 

Com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a comunidade internacional reconheceu o papel essencial da cultura como um motor das mudanças e do desenvolvimento. Será impossível atingir os 17 Objetivos sem tomar como base a força e o potencial criativo das diversas culturas humanas, sem se envolver no diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento. 

Mesmo quando celebramos a diversidade cultural hoje, devemos nos lembrar de que, a cada dia, a diversidade cultural está mais ameaçada. Em todo o mundo, extremistas violentos têm transformado minorias culturais em alvo e destruído o nosso patrimônio compartilhado, com o objetivo de enfraquecer os vínculos essenciais entre as pessoas e sua história. Em outro âmbito, o desenvolvimento urbano sem controle ameaça padronizar nossas cidades, reduzindo sua diversidade e sua identidade social. 

Martin Luther King Jr. uma vez disse: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares. Nós estamos presos em uma rede inescapável de relações mútuas, amarrados a um único tecido do destino”. Nesse espírito, eu acredito que precisamos de um novo humanismo para o século XXI, para renovar as aspirações fundamentais à justiça, à compreensão mútua e à dignidade, para guiar todas as mulheres e todos os homens. 

Tomando como base os direitos humanos, a UNESCO acredita que as nossas diferenças e a nossa diversidade nos tornam mais fortes, e que o respeito à diversidade cultural é essencial para estimular o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a paz. Enquanto trabalhamos juntos para tornar a Agenda 2030 uma realidade – e para combater as ameaças à nossa diversidade cultural –, sejamos guiados pelo espírito deste dia, com o conhecimento de que, ao abraçar a nossa diversidade cultural, poderemos costurar um “tecido do destino” mais brilhante para todos.. 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página
t3test.com