04.06.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Meio Ambiente: acabe com a poluição plástica

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

"Acabe com a poluição plástica", 5 de junho de 2018

Durante mais de 40 anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem nos lembrado sobre a nossa responsabilidade quanto à preservação do nosso planeta.

Por iniciativa da República da Índia, que irá sediar o evento principal do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, o tema é “Acabe com a poluição plástica”, uma preocupação ambiental, social e econômica.

Hoje, aproximadamente um terço das embalagens de plástico que nós usamos escapa dos sistemas de coleta e termina por poluir o nosso meio ambiente. Essa poluição afeta em especial os nossos oceanos. Transportados pelas correntes marítimas, bilhões de fragmentos de plástico se juntam nos oceanos. Ao longo das últimas quatro décadas, a quantidade desse tipo de resíduo aumentou em cem vezes no Oceano Pacífico, a ponto de formar o que se chama agora de “sétimo continente” de plástico, uma vasta massa de lixo à deriva no Pacífico Norte, com uma área que corresponde a um terço dos Estados Unidos.

Enquanto a poluição plástica dos oceanos é primordialmente uma ameaça aos ecossistemas marinhos, ela também oferece perigo à saúde humana, uma vez que os resíduos plásticos entram na cadeia alimentar. Em anos recentes, esses riscos têm atraído cada vez mais a atenção de formuladores de políticas, do setor privado, de ONGs ambientais, dos meios de comunicação e da comunidade científica.

A UNESCO está totalmente comprometida com a reflexão e a ação em apoio ao desenvolvimento sustentável para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 por meio de seus programas de ciência, educação e cultura. Neste esforço, a poluição plástica representa um desafio importante. Por exemplo, a Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) e o Programa O Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere – MAB) lançaram uma campanha de conscientização e mobilização intitulada “Plástico não: um pequeno gesto que está em nossas mãos”.

Trata-se sobretudo de transformar comportamentos e atitudes.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos compartilhar nossas ideias e soluções sobre #AcabeComAPoluição. Juntos, nós podemos mudar nossos hábitos e acabar com esse problema.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página