16.12.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO presta homenagem à vida e ao legado de Nelson Mandela

© UNESCO/Dominique RogerNelson Mandela on the occasion of the Prize Felix Houphouët-Boigny awarding ceremony at UNESCO on 3 February 1992.

Nelson Mandela se foi. Seu sucesso em construir a paz e a reconciliação na África do Sul, além de promover a democracia e a igualdade entre as pessoas, são ações que o ligam diretamente à missão e ao mandato da UNESCO.

Em 1991, ele ganhou o Prêmio da Paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO e, dois anos mais tarde, ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Em 2005, ele foi nomeado Embaixador de Boa Vontade da UNESCO, em reconhecimento à sua extraordinária luta contra o apartheid na África do Sul.

Nelson Mandela passou 27 anos na prisão antes de se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul. Ele faleceu em 5 de dezembro de 2013, com 95 anos de idade.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, prestou homenagem ao ex-presidente da África do Sul. “Nelson Mandela foi verdadeiramente um gigante entre os homens”, disse ela. “Ele não apenas mudou a história da África do Sul, com também mudou o mundo e o transformou em um lugar melhor. Ele nos ensinou a todos uma lição sobre o poder da paz e da reconciliação, a importância do perdão e o respeito pela dignidade de todos e de cada ser humano”. 

“A UNESCO está orgulhosa e honrada por ter contado com Nelson Mandela como membro de nossa família”, disse a diretora-geral. “A maior homenagem que podemos prestar a ele é seguir difundindo sua mensagem de esperança e continuar na defesa feroz dos valores que ele representava”.  

Algumas mensagens de Nelson Mandela:

"Nosso único desafio importante é ajudar a estabelecer uma ordem social na qual a liberdade do indivíduo signifique verdadeiramente a liberdade do indivíduo. Devemos construir uma sociedade de liberdade centrada na pessoa, de tal forma que isso garanta liberdades políticas e direitos humanos para todos os nossos cidadãos”.

“A liberdade não pode ser alcançada a não ser que as mulheres sejam libertadas de todas as formas de opressão... Nossos esforços devem ser direcionados à libertação da mulher, à emancipação do homem e à liberdade da criança”.

“Ser livre não é simplesmente livrar alguém das correntes, mas viver de forma a respeitar e aumentar a liberdade de outros”

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

“Se você que fazer a paz com seu inimigo, você deve trabalhar com ele. Então, ele se tornará seu parceiro”

“Eu aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem valente não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista o medo”.

“A cada mulher ou menina atacada violentamente, nós reduzimos a nossa humanidade. A cada mulher forçada a fazer sexo sem proteção por que os homens exigem, nós destruímos a dignidade e o orgulho. Cada mulher que precisa vender sua vida por sexo, nós condenamos a uma vida inteira de prisão. A cada momento que nós permanecemos calados, conspiramos contra nossas mulheres. A cada mulher infectada pelo HIV, nós destruímos uma geração”.

"É sempre o tempo certo para fazer o que é certo”.

“Sempre parece impossível até que seja feito”. 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página