Reservas da Biosfera no Brasil

Reserva da Biosfera da Caatinga - Brasil

O Brasil possui volumosas reservas de recursos naturais, vastos biomas contendo vultosas massas de água doce e amplas áreas dotadas de rica e complexa biodiversidade.

Essas riquezas e potencialidades encontram-se ameaçadas, entretanto, em razão da exploração descontrolada pelo homem. Essa situação talvez seja particularmente evidente no que diz respeito ao destino de seus principais biomas.

Há mais de quinze anos a UNESCO coopera com as Reservas da Biosfera, área na qual o Brasil tem ativa e inovadora atuação, no âmbito do Programa MaB. No entanto, permanece a necessidade de consolidar as conquistas alcançadas e de aperfeiçoar o funcionamento da rede de reservas da biosfera. O Brasil também tem vários sítios naturais declarados Patrimônio Mundial.

Reservas da Biosfera no Brasil:

Mapa da Rede Mundial de Reservas da Biosfera 2012-2013:

Um novo mapa da Rede Mundial de Reservas da Biosfera mostra a distribuição global de 610 reservas da biosfera localizadas em 117 países, incluindo 12 sítios transfronteiriços/transcontinentais. O mapa está disponível em inglês, francês e espanhol, e também inclui uma visão geral dos objetivos, tarefas e estruturas dessas áreas. O mapa mundial foi preparado pelo Programa O Homeme a Biosfera da UNESCO com o apoio do governo da Espanha.

Informações adicionais

Mapa da Rede Mundial de Reservas da Biosfera 2012-2013

Voltar ao topo da página