O mundo que nós queremos além de 2015

O que é a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi uma prioridade para as Nações Unidas até 2015. O processo para se chegar à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com ampla participação dos Grandes Grupos e outras partes interessadas da sociedade civil. A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 funcionará como um marco de ação para os esforços mundiais de desenvolvimento até 2030. 

As Nações Unidas têm exercido papel importante para facilitar nas conversações mundiais sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015 e para apoiar as amplas consultas. Além disso, tem a responsabilidade de apoiar os Estados-membros no fornecimento de insumos baseados em evidências, em pensamento analítico e experiência em campo.

A Assembleia Geral das Nações Unidas convocada pelo secretário-geral para sintetizar a gama completa de insumos e apresentar um relatório com uma síntese antes do final de 2014 como contribuição às negociações intergovernamentais de preparação para a Cúpula. Muitos insumos foram coletados para a agenda, sobretudo o conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto por um Grupo de Trabalho Aberto da Assembleia Geral, o relatório de uma comissão intergovernamental de especialistas em financiamento de desenvolvimento sustentável, os diálogos GA em facilitação tecnológica e muitos outros. 

O High-level Political Forum on Sustainable Development (Fórum Político de Alto Nível em Desenvolvimento Sustentável) é a plataforma central das Nações Unidas para monitorar e revisar a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030, adotada pela Cúpula das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em 25 de setembro de 2015.

O que é o Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

O desenvolvimento sustentável estará no centro da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Na Conferência Rio+20, os Estados-membros concordaram em iniciar um processo para elaborar um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “universais e aplicáveis a todos os países”. A Assembleia Geral da ONU formou um grupo de trabalho intergovernamental e aberto, composto por 30 membros e com a função de elaborar os ODS. Um dos encargos a serem desempenhados consiste na apresentação de um relatório que inclua uma proposta sobre os ODS. O resultado será incorporado na definição da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que é o Grupo de Alto Nível de Pessoas Eminentes sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O Grupo de Alto Nível é formado por 27 membros de governo, sociedade civil e setor privado, e tem como mandato aconselhar o secretário-geral da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Com essa finalidade, o Grupo submeterá suas recomendações ao secretário-geral, na forma de um relatório, em maio de 2013. Esse relatório também tem como função informar os Estados-membros da ONU.

O que é o Grupo de Trabalho da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O Grupo de Trabalho da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 (UNTT) reúne representantes de agências da ONU e de organizações internacionais, sob a copresidência do PNUD e do UN-DEAS, com o objetivo de formular uma visão comum do Sistema ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que são as Consultas Temáticas Mundiais?

A ONU está conduzindo Consultas Temáticas Mundiais com a comunidade acadêmica, meios de comunicação, setor privado, empresários, sindicatos, sociedade civil e outros atores, para discutir questões-chave relativas à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As Consultas Temáticas Mundiais abrangem 11 áreas:

(Links para informações em inglês, exceto para educação)

O que são as Consultas Regionais e Nacionais?

A ONU facilita as consultas regionais e nacionais sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As Comissões Regionais da ONU convocaram e planejam uma série de consultas sub-regionais e regionais inclusivas, para desenvolver e articular perspectivas regionais sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A ONU também facilita consultas nacionais em quase 100 países, com o objetivo de elaborar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que são os Diálogos sobre a Implementação?

Com esses diálogos, a ONU visa a criar um fórum e oportunidades para se contribuir com ideias e propostas específicas para a implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 nos âmbitos nacional e mundial. Os Diálogos sobre a Implementação abrangem seis áreas:

(Links para informações em inglês)

Qual é o cronograma do processo?

Com o objetivo de garantir uma transição fácil em 2015, a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 deve estar pronta em breve para ser colocada em prática. O Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vai desenvolver uma proposta inicial para os ODS durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Então, o secretário-geral da Organização apresentará um relatório de síntese sobre todas as contribuições antes do fim de 2014, como um subsídio para as negociações intergovernamentais, a ser publicado no início da 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

Mais informações:

Voltar ao topo da página