Projeto Políticas em Educação Física de Qualidade


Uma educação física de qualidade contribui para a educação do século XXI

O desenvolvimento sustentável se inicia com crianças seguras, saudáveis e bem-educadas. Para transmitir as habilidades necessárias no século XXI, a educação deve enfocar o desenvolvimento de atitudes, a formação de comportamentos e o ensino de valores que apoiem a paz, a inclusão e o desenvolvimento equitativo.

"Uma Educação Física de Qualidade (EFQ) é um ponto de partida essencial... para a aprendizagem de habilidades pessoais para a vida e para o desenvolvimento de padrões positivos de comportamento” (MINEPS V 2013).

 

 

Reduzindo a lacuna entre a política e a prática

Como a agência da ONU com mandado para o esporte, a educação e a construção de paz, a UNESCO uniu forças com parceiros (Comissão Europeia, Escritório Internacional de Educação (IBE), Conselho Internacional para a Ciência Esportiva e a Educação Física (ICSSPE), Comitê Olímpico Internacional (IOC), NikePNUDUNICEF e OMS) para promover o reconhecimento dos amplos benefícios sociais e de desenvolvimento trazidos pela educação física e para apoiar os governos na revisão das políticas nacionais, buscando medidas mais inclusivas e voltadas ao público infantil.

Em seguimento à chamada do Comitê Intergovernamental para a Educação Física e o Esporte (CIGEPS), repetido durante a Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e o Esporte (MINEPS V) em 2013, a UNESCO e seus parceiros desenvolveram um Pacote de Políticas em EFQ.

 

 

Uma visão geral do Pacote de Políticas em EFQ

As “Diretrizes em Educação Física de Qualidade para gestores de políticas”, um guia prático com o objetivo de revisar e fortalecer medidas políticas, adaptáveis aos contextos  locais, com listas de checagem, exemplos de boas práticas e uma matriz de políticas (também disponível em inglês, francês, e espanhol);

Um documento de metodologia que descreve boas práticas quanto ao processo de revisão de políticas (também disponível em inglês, francês e espanhol);

Um infográfico que defende o investimento público em políticas em EFQ, que sejam inclusivas e com foco nas crianças (também disponível em inglêsfrancês e espanhol).

Documentos de políticas revisados se beneficiam das contribuições e das experiências de países encarregados da revisão por pares, prontos para compartilhar boas práticas globais e fornecer orientação. 

Participação e inclusão de diferentes partes interessadas, envolvidas ou afetadas pelas políticas de EFQ, por meio de consultas desenvolvidas para incluir perspectivas comunitárias nos marcos políticos mais amplos

Desenvolvimento de medidas políticas nacionais fortes, por meio da implementação de mecanismos que envolvam múltiplas partes interessadas

Um número seleto de governos apoia a revisão dos documentos de política em EFQ, para que sejam inclusivos e com foco nas crianças, e promovam a instrução física como parte integrante do desenvolvimento humano.

Para mais informações, contate:

Nancy Mclennan

Oficial de Projeto – Seção Juventude e Esporte para Ciências Humanas e Sociais 

E-mail: n.mclennan(at)unesco.org

Tel: +33 (0)1 45 68 45 38

Voltar ao topo da página