Cinema

Cinema

A África no centro das atenções!

Durante a Bienal 2021, desfrute de uma selecção de filmes e documentários sobre África e as suas diásporas com curadoria do Festival das Culturas dos países participantes!

BELGICA

Totem and Tabous | Daniel Cattier

Um palácio imponente, o Museu Real da África Central em Bruxelas é agora o Museu da África, após obras de renovação. Uma voz da África assombra as instalações, falando das origens coloniais do museu. Chegou o momento de devolver este património aos seus legítimos proprietários, museus na República Democrática do Congo, Senegal... É agora o momento de reconciliação com o passado...

Agradecemos-lhe por ver este filme!
 

 

Resources_Bel
BELGICA

Les combattants du poil sacré | Florian Vallée

Descubra esta batalha misteriosa que tem sido travada desde a Idade Média. Mergulhe no coração de Mons, uma cidade no Reino da Bélgica, onde todos os anos os habitantes locais são transformados numa multidão selvagem e desordenada. Uma vez que os combatentes pisam o campo de batalha, eles vão fazer grandes esforços para arrancar alguns cabelos da cauda de um dragão, o que, segundo a lenda, lhes trará boa sorte.

 

Les combattants du poil sacré
BELGICA

Sideline | Joost Wynant

Por cada jogador de futebol africano bem sucedido, milhares permanecem na sombra, não o fazendo profissionalmente, e não podendo regressar a África, por vergonha e medo de desiludir as suas famílias no seu país. Continuam a percorrer a Europa, sem papéis e sem rede de segurança...

Agradecemos-lhe por ver este filme!

Sideline
BRASIL

"A Rota do Escravo - A Alma da Resistência" | UNESCO

No filme "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência", a história do comércio de seres humanos é contada através das vozes de escravos, mas também dos mestres e comerciantes de escravos.

Brazil
CABO VERDE

Documentário "The Tabanca" | Instituto Patrimonio Cultural

A tabanca é uma organização sociocultural, de carater mutualista e uma manifestação ritualizada, sincrética, subordinada a um santo padroeiro, manifestada essencialmente nas ilhas de Maio e Santiago.

Cape Verde
ALEMANHA

Assista a uma série de vídeos feitos no contexto de uma parceria entre os museus etnológicos de Luanda e Berlim.

Filming the videos in Dundo
ALEMANHA

Tampas Proverbiais

Resources_GER
ALEMANHA

Kissanje 

Kissanje
ALEMANHA

Estela Funeraria

Estela Funeraria
ALEMANHA

Trono 

Trono
GANA

Fort Amsterdam (Projecto Sankofa Filme de Animação) | França no Gana

A construção de um Forte Europeu, Fort Amsterdam, na Costa de Ouro (Gana), no século XVII, do ponto de vista de um arquitecto. Fort Amsterdam é um dos 28 Fortes e Castelos registados no Gana como Património Mundial ao abrigo da Convenção da UNESCO de 1972 pelo seu Valor Universal Excepcional. De acordo com a UNESCO: "Os Castelos e Fortes do Gana moldaram não só a história do Gana, mas também a do mundo ao longo de quatro séculos como o foco do comércio de ouro e depois do comércio de escravos. São um símbolo significativo e emotivo dos encontros euro-africanos e do ponto de partida da diáspora africana".

 

Sankofa project
GANA

Série Animada | Begho, uma Cidade de Mercado na África Ocidental do Século XVI | França no Gana

Uma descoberta do mercado Begho, na África Ocidental, no século XVI, através dos olhos de uma menina chamada Kasi. Begho é uma antiga cidade do mercado, no cruzamento de várias rotas comerciais, que foi ocupada entre os séculos XI e XVIII. Como tal, é mencionada e documentada em muitos escritos iniciais sobre a África Ocidental e o Gana pré-colonial e a tradição oral.

Sankofa Project Animation Film
HAITI

À descoberta do Haiti (Curta-metragem) | Os lugares mais bonitos do Haiti

A colaboração perfeita entre algumas figuras públicas influentes para fazer um vídeo turístico que mostra os lugares mais bonitos do Haiti e para encorajar os turistas a visitar e viajar para o Haiti. "Isto é o Haiti"... Todos eles têm um objectivo comum que é promover a beleza oculta do Haiti; o lado que a maioria das mídias não enfatiza.

Resources_HAITI
INDIA

Listen to Her (curta-metragem)

O filme "Listen to Her", apoiado pela UNESCO, UNFPA, UNICEF, UNICEF e Fundação da Ásia do Sul (Fundação Mandanjeet Singh) confronta de forma criativa questões com que muitas mulheres se debatem durante a pandemia da COVID-19 na Índia, incluindo um aumento sem precedentes da sua carga de trabalho e, por vezes, da violência doméstica, fornecendo conhecimentos para reforçar o envolvimento e uma solução de destaque, incluindo linhas de ajuda.

Listen to Her short film
INDIA

H2oooh!- O programa #waterwise da UNESCO para estudantes na Índia

A UNESCO lançou este programa para criar uma consciência de conservação da água, em parceria com a Missão Nacional para o Ganges Limpo, a Organização das Escolas Unidas (USO), Water Digest e a organização de animação global Toonz Media Group, sediada na Índia. A iniciativa encorajou estudantes escolares com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos a submeterem ideias de histórias para curtas-metragens de animação para aumentar a consciencialização sobre a conservação da água e a sua utilização sustentável.

waterwise film
NAMIBIA

NBC Documentário | Semana do Património Namibiano

O documentário foi filmado pela Namibian Broadcasting Corporation (NBC) para a Namibian Heritage Week 2020 e discute a importância do património e da cultura em relação ao turismo, à sustentabilidade e ao impacto da pandemia da COVID-19 neste sector.

Namibia
PORTUGAL

"Pele escura" | Graça Castanheira

Seis amigos negros de locais diferentes da periferia de Lisboa – Porto Brandão e Cacém – decidem deslocar-se ao Centro Cultural de Belém em Lisboa para assistir a um espetáculo. Alternando o olhar entre o percurso de uns e de outros, ficamos a saber o que pensam e sentem enquanto se dirigem à cidade – Lisa, como lhe chamam. Uma reflexão sobre centro e periferia, negros e brancos, racismo e inclusão.

Resources_PT
PORTUGAL

"Um mar de lixo" | Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos

Garrafas de plástico, cotonetes, redes de pesca, lâmpadas fluorescentes, embalagens de iogurtes e muito, muito mais. A Brigada do Mar faz há 11 anos aquela que é considerada a maior ação de limpeza de praias no país. O areal onde deitamos a toalha e as praias que elegemos para passar férias estão carregadas de lixo e só têm menos resíduos nos meses de verão, porque a Brigada do Mar entra em ação enquanto a maioria do país ainda só sonha com os dias de sol e os banhos no mar.

Resources_PT
PORTUGAL

Núcleo de Imprensa de Lousada | Documentário

Filme documental desenvolvido pela Dalmática com o Município de Lousada, no sentido de conservar o legado da Imprensa para as gerações vindouras.

Portugal
PORTUGAL

Um mural protegido pelos anjos | Documentário

Filme documental acerca do trabalho da empresa portuguesa Dalmática no Panamá com enfoque na descoberta e conservação da pintura mural da Catedral.

Portugal
SENEGAL

7 Sítios do Património Mundial Senegalês vistos por Layepro

Os sete sítios do Património Mundial no Senegal, vistos através dos olhos do talentoso cineasta senegalês Layepro.

Em 2016, o escritório da UNESCO em Dakar convidou o fotógrafo senegalês Layepro a fazer uma viagem original pelo Senegal para partilhar a sua visão dos 7 sítios senegaleses inscritos na Lista do Património Mundial. 

Resources_SEN
SUÉCIA

Martha & Niki | Street Dance

Em 2010 Martha Nabwire e Niki Tsappos participaram no maior concurso internacional de dança de rua, Juste Debout em Paris. Foi a primeira vez que duas mulheres se tornaram Campeãs do Mundo no Hip Hop. Este filme retrata o seu amor pela dança, uma pela outra e sobre a amizade posta à prova. Sobre desejos, anseios e encontrar o caminho certo na vida.

Martha & Niki
ZIMBABUE

Documentário

Experiências de violência baseada no género de mulheres e raparigas com deficiência no Zimbabué.

 

 

Resources_ZIMB

Disclaimer

The ideas and opinions expressed on this page are those of the countries; they do not necessarily represent the views of UNESCO and the Organization hereby declines all liability. The designation employed and the presentation of material throughout the National Pavilion or this webpage do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Organization, concerning the legal status of any country, territory, city or area of its authorities, or concerning its frontiers or boundaries. 

Saiba mais sobre os Países Participantes da Bienal