CPLP logo

CPLP

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Sobre a CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira. A Organização tem como objectivos gerais: 

 

  • A concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional;
  • A cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social;
  • A materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Do Outro Lado do Mundo (Angola)

de Rui Sérgio, coproduzido por Geração 80 Produções Lda, e pela CPLP.

Histórias de amor e de vida de duas mulheres de culturas totalmente diferentes: Paulina, uma angolana do Bentiaba que se apaixona por Johnny, um cidadão chinês que veio para Angola construir uma estrada que fica por acabar e que deixa Paulina só com dois filhos pequenos. E Sofia que chega a Angola com Inácio, o seu marido angolano, deixando no seu país longínquo o filho de ambos. Ambas partilham a coragem e a ousadia de mudar o seu destino e de quebrar barreiras culturais em prol da felicidade.

Exterior (Brasil)

de Maíra Buhler, coproduzido por Matias Mariani, e pela CPLP.

Um documentário de Maíra Buhler e Matias Mariani, sobre a experiência de presos estrangeiros no Brasil, “ser diferente” e “estar igual”.

Pessoas de origem cultural muito diversa (chineses, peruanos, norte americanos, senegaleses, australianos, franceses, entre outros) que vivem o mesmo cenário social. A narrativa proposta tece a experiência de alguns estrangeiros, um de cada continente, homens e mulheres que, por razoes distintas e particulares, estão encarceradas no mesmo país, o Brasil.

CPLP film

Paraíso Ameaçado (Guiné-Bissau)

de Domingos Sanca, coproduzido por Telecine Bissau Produções Lda, e pela CPLP.

“Paraíso Ameaçado” retrata as diversas reações das comunidades locais à recente descoberta da existência de petróleo no Arquipélago Bijagós – entre preservação das tradições e sustentabilidade da exploração dos recursos naturais, vamos ver através desta obra como lidam as populações locais com a possível exploração do petróleo e as graves consequências que teria esta atividade para o seu habitat e para as suas tradições.

O Dia em que Explodiu Mabata Bata (Moçambique)

de João Luís Sol de Carvalho, baseado no conto do mesmo nome, da autoria de Mia Couto, coproduzido por Promarte, e pela CPLP.

Azarias é órfão e guardião de uma manada de bois do qual se destaca o boi Mabata Bata, peça fundamental do dote que o seu tio Raúl deverá pagar pelo seu casamento. O sonho de Azarias é o de poder ir à escola todos os dias, como os seus amigos. Mas o seu tio insiste que a prioridade da criança deve ser a de guardar a manada para garantir que o casamento tenha lugar. Uma história de uma simplicidade comovente, baseada num conto de Mia Couto.

Li Ké Terra/A nossa terra (Portugal)

de Filipa Reis, coproduzido por Filipa Reis, Pedro&Branco, e pela CPLP.

Li Ké Terra (“A nossa terra”) narra a história de Miguel e Rúben, descendentes de imigrantes cabo-verdianos que vivem em Portugal sem documentação. Dois jovens divididos entre a vontade de serem portugueses de pleno direito e as barreiras que encontram no seu dia-a-dia. Com um orgulho estoico, sonham com o futuro deixando transparecer as suas aspirações por uma vida melhor.

CPLP film
Veja uma mensagem vídeo do Secretário Executivo da CPLP Zacarias da Costa, entregue durante a Cerimónia de Encerramento da Bienal de Luanda 2021!

Disclaimer

The ideas and opinions expressed on this page are those of the Member State; they do not necessarily represent the views of UNESCO and the Organization hereby declines all liability. The designation employed and the presentation of material throughout the National Pavilion or this webpage do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Organization, concerning the legal status of any country, territory, city or area of its authorities, or concerning its frontiers or boundaries.