2022 Biennale Banner_PT

Bienal de Luanda

Dia Internacional do Jazz 2022

Criado em 2011 pela UNESCO, por iniciativa da lenda do jazz Herbie Hancock, o Dia Internacional do Jazz pretende destacar a contribuição do jazz na promoção da paz, unindo pessoas e fomentando a cooperação em todo o mundo.

Na sequência do sucesso do dia do Jazz da Bienal de Luanda em 2021, a edição deste ano terá duas dimensões principais: uma regional com o envolvimento dos países da África Central e uma nacional, a ter lugar em Angola.

International Jazz Day
Relatório preliminar da Bienal de Luanda 2021

A segunda edição da Bienal de Luanda confirmou o seu papel de liderança como um centro pan-africano para a paz e a prevenção de conflitos. Leia o seu relatório preliminar para saber mais!

Preliminary Report_Pic of Heads of State
Destaques da Bienal de Luanda 2021

Descubra alguns momentos chave e conclusões da Bienal de Luanda 2021.

Opening ceremony
News
Boletim de informação "Vozes da Bienal de Luanda"

As « Vozes da Bienal de Luanda » é um boletim bimensal, publicado em inglês, francês e português, que pretende dar a todas as partes interessadas a oportunidade de se envolver e partilhar projectos, histórias e iniciativas que mostram como a paz e a segurança são essenciais para o desenvolvimento sustentável.

Eni in Angola

"Vamos nos basear em nossos valores, nossas tradições, nossa cultura para encontrar o caminho para a prosperidade e a paz"

Dr. Denis Mukwege (Prêmio Nobel da Paz de 2018)

Organizada por uma parceria entre a UNESCO, o governo de Angola e a União Africana, a Bienal de Luanda – “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz” tem como objetivo promover a prevenção da violência e a resolução de conflitos pelo incentivo ao intercâmbio cultural na África e ao diálogo entre gerações, e pela promoção da igualdade de gênero. O evento fornece um espaço de reflexão e divulgação de obras artísticas, ideias e boas práticas relacionadas à cultura de paz, e reúne representantes de governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, além de organismos internacionais.

 

Intergenerational Dialogue Picture
Promoção de uma cultura de paz

Embora as oportunidades de desenvolvimento sustentável na África estejam aumentando, o continente ainda enfrenta muitos desafios, incluindo o risco de grande instabilidade e conflitos. A UNESCO defende a promoção de uma cultura de paz e não violência na África, com base nos valores compartilhados pelos africanos.

Culture of Peace

Um evento mundial...

organizado em torno de quatro eixos principais:

  • Diálogo intergeracional de líderes e jovens
  • Fóruns temáticos e das boas práticas
  • Aliança de Parceiros para uma Cultura de Paz na África
  • Festival das Culturas
Yaoundé

Uma celebração do tema de 2021 da União Africana!

A Bienal é também uma grande oportunidade para celebrar o tema de 2021 da União Africana, “Artes, cultura e patrimônio: alavancas para construir a África que queremos” e para ampliar o tema de 2020, “Silenciar as armas na África”.

O continente africano é conhecido por sua diversidade e profusão cultural e natural. Expressa por meio de suas artes, artesanato, vestuário, culinária, música e línguas, a riqueza da cultura africana funciona como um catalisador para o desenvolvimento socioeconômico do continente. A Bienal de Luanda oferece um espaço privilegiado de intercâmbio, para destacar a riqueza desse patrimônio material e imaterial africano e explorar as soluções inovadoras e inclusivas que daí decorrem para que África prospere.

 

AU Theme of the year
Semaine africaine
Soirée de gala, « Semaine africaine à l’UNESCO »
Semaine du son
“Meu desejo é que este Fórum, que reúne grandes mentes de diferentes origens, realize uma análise sem complacência das preocupações africanas quanto à apropriação da promoção da cultura de paz no continente.”

Exmo. Sr. Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da UA

Semaine africaine

Nossos patrocinadores